terça-feira, fevereiro 06, 2024

Fotos da área interna (pátio ou esplanada) da Direção Nacional de Aduanas em Ciudad del este, Paraguai

Fotos tiradas no dia 03 de fevereiro de 2024, dia em que se celebra a Fundação da Cidade, então como Puerto Presidente Stroessner. Na época atravessava esta áreaum pequeno córrego batizado, no dia, como Flor de Lis. Segundo o Ministro do Interior da época Edgar Ynsfrán, o nome Flor de Lis foi dado para substituit o nome anteriorusado pelos peões de madereiros que era Puerto Miseria. Ysnafran diz em seu livro que Flor de Lis é mais romátnico. Por associação, Flor de Lis passou a ser consierado como o primeiro nome da atual Ciudad del Este. Curiosidade: note letreiro que a Direção Nacional de Aduanas é identificada no linguajar da época como "Potestad Aduanera" hoje "Autoridad Aduanera". 

Autor das fotos: Jackson Lima, jornalista (Abrajet-PR). Não esqueçam de dar crédito. Aceito contribuiição para o fundo de despesas em viagens e pesquisas no Paraguai e área Trinacional 2024. No Brasil Pix: limajac@gmail.com (Sicredi)  








Placa comemorativa ao lado da histórica fonte luminosa (hoje desatvada mas limpa)




Marco de fundação / Marco Zero / Hito Fundacional

A Ponte Internacional da Amiazade vista do Marco Zero


Detalhe da placa anterior

 

Nenhum comentário:

link do notidsiaPorã

 https://www.jw.org/gug/Vivliot%C3%A9ka/livroku%C3%A9ra/?start=60  Notidis Porã Puharé 2 - https://www.jw.org/gug/Vivliot%C3%A9ka/m%C3%BAsik...