quarta-feira, outubro 14, 2020

Pedido de ajuda: Geólogos, geomorfologistas, hidrogeomorfologistas / Asking for help from geologists, geomorphologists, hydrogeomorphologists (Part IV) Abriendo conversación sobre la geologia, geomorfologia e hidrogeomorfologia de las Cataratas del Iguazú: Parte IV ¡Se necesita ayuda!

Templo Tailandês / Thai Temple / Templo Tailandés

Este Flog (Photolog), como antigamente chamavam os blog de fotos (jackson-lima-album.blogspot.com) é como muitos outros da minha priodução. Ele foi aberto dedicado a eventos que ocorriam em Foz do Iguaçu, no topo da lista o FozHair em 2006 - infelizmente descontinuado. Ele aparecia então como "Notas do Turismo: fotos e fatos". Agora ele está aparecendo como Blog de Foz: Fotos e Fatos. 

O blog foi trazido de volta à vida ontem (dia 14 de outubro 2020) com uma missão de levantar dados sobre as Cataratas do Iguaçu. Passei muitos anos fotografando detalhes dos paredões. Muitas das fotografias da época do filme e papel foram perdidas. Essas daqui são novas tiradas entre 2017 e 2020.  Hoje publico quatro foto-postagens de detalhes das Cataratas tendo como público alvo geólogos, geomorfologistas, hidrogeomorfologistas e outros profissionais como engenheiros e geógrafos que possam ajudar a entender a origem, os motivos geológicos, as formações e composição dos paredões das Cataratas do Iguaçu. 

De minha parte, minha intenção é poder entender e passar para a frente informações que motivem pessoas a se interessarem pela geografia, geologia e suas derivações em relação às Cataratas e a todo o planeta porque, a geologia, nos cerca por todos os lados. Para mim, esses profissionais têm seus respectivos pesos em ouro. Todas as fotos podem ser ampliadas, podem ser baixadas devendo quem por elas se interessem unicamente dar o crédito ao autor. Todas as fotos são minhas, o que significa que assumo que não são profissionais. Informações podem ser passadas por e-mail (limajac@gmail.com) ou via comentários no blog. Podemos também agendar entrevistas com os profissionais que se encontrem no Oeste do Paraná, Paraguai e Misiones, Argentina.    

Para ajudar a identificar coloco, como legenda, alguns nomes que me ajudam a lembrar onde estão.

Traqueia / Trachea / Tráquea 
Templo da Naja / Naja Temple

Figura Humana / Human Figure





Salto (s) Santa Maria Falls - sob o Mirante / Under the Observation Deck / Bajo el Mirante (BR): Is erosion working here at full force? A erosão estará trabalhando aqui com força total? La erosión estará trabajando aqui con fuerza total?


Nenhum comentário:

link do notidsiaPorã

 https://www.jw.org/gug/Vivliot%C3%A9ka/livroku%C3%A9ra/?start=60  Notidis Porã Puharé 2 - https://www.jw.org/gug/Vivliot%C3%A9ka/m%C3%BAsik...